Nesse artigo, abordaremos os diferentes status dos relatórios, bem como as ações que podem ser executadas em cada status.
Os relatórios de despesas contam com os seguintes status:
- Aberto - Relatório recém criado, ainda não enviado para análise do financeiro/ administrador.
- Submetido/ Aprovado - Relatório enviado para análise do financeiro/ administrador. No plano básico, todo relatório submetido é aprovado automaticamente, caindo, em seguida, para deliberação do financeiro/ aprovador.
- Reembolsado - Relatório analisado, aprovado e “contabilizado” pelo financeiro/ administrador. Quando houver valor devido para o colaborador, esse valor já terá sido repassado para ele.
- Reprovado - Relatório analisado e reprovado pelo financeiro/ administrador. Neste caso, o colaborador poderá ver a justificativa, corrigir o problema e reenviar o relatório.
Abaixo, são detalhadas as principais ações possíveis em cada status de relatório.
Aberto
Nesse status, o colaborador consegue:
- Visualizar detalhes do relatório
- Editar relatório
- Excluir relatório (quando isso ocorre, as despesas são desvinculadas dele)
- Cadastrar/ vincular despesas
- Desvincular despesas
- Excluir despesas
- Editar despesas
Submetido/ Aprovado
Nesse status, o colaborador consegue, somente, visualizar detalhes do relatório.
O financeiro/ adminiistrador pode:
- Visualizar detalhes do relatório
- Reprovar relatório (quando isso ocorre, o status do relatório é alterado para Reprovado e as despesas permanecem vinculadas a ele)
- Reprovar despesas (quando isso ocorre, a despesa é desvinculada do relatório, voltando para a seção com as despesas pendentes)
- Reembolsar/Aprovar relatório (quando isso ocorre, o status do relatório é alterado para Reembolsado)
Reembolsado
Nesse status, qualquer usuário consegue, apenas, visualizar detalhes do relatório, sendo que o colaborador acessa somente os seus relatórios e o financeiro/ administrador tem acesso aos relatórios de todos os colaboradores.
Reprovado
Nesse status, o colaborador consegue:
- Visualizar detalhes do relatório
- Reabrir relatório (passa para o status de aberto), a fim de corrigir o problema que levou a reprovação e submetê-lo, novamente, a análise do financeiro/ administrador