Compras

Por que meu cartão Flash não passou?

Tentei realizar uma compra e meu cartão não foi aceito. O que pode ter acontecido?

Você foi passar o seu cartão Flash e constou como "não autorizado"?
Existem alguns motivos para isso ter acontecido e explicaremos abaixo:

  • Estabelecimento não compatível com o benefício: apesar de o cartão Flash ser um cartão de crédito pré-pago, ele é configurado como um cartão de benefícios e existem alguns lugares que não passam por conta do código de cadastro do estabelecimento (forma com a qual a Flash identifica se o cartão será aceito ou não). Dito isso, depende da forma em que o código do estabelecimento está cadastrado para que a compra seja aprovada pelo seu cartão Flash.
    Você pode nos perguntar: "Poxa, mas porque passava antes e agora não passa mais?"
    Os registros de estabelecimentos aceitos podem sofrer alterações repentinas e a Flash atua de acordo com as leis vigentes;
  • Erro de senha: a senha de quatro dígitos pode ter sido digitada incorretamente. Seu cartão pode estar bloqueado por exceder tentativas de senhas inválidas (são 3 tentativas para ocorrer o bloqueio do seu Flash, e o desbloqueio é realizado somente junto a nossa central de atendimento);
  • Saldo: não possuir saldo suficiente (cartão sem saldo);
  • Estabelecimento: se ele não estiver devidamente cadastrado na categoria de benefício (esse cadastro é um código obrigatório para que os estabelecimentos transacionarem com cartões), mesmo sendo um cartão de crédito na linha pré-pago, ele ainda é um cartão configurado para benefícios;
  • Forma de uso: lembre-se que não é possível realizar compras parceladas, somente na função de crédito à vista.

Uso do cartão no exterior

Todos os cenários descritos nos tópicos acima são aplicáveis no exterior, mas trazemos abaixo mais alguns detalhes práticos destes casos:

  • Conversão de moeda: saldo disponível em real diferente do valor da compra na moeda local (Exemplo: saldo de R$100,00 disponível / Compra de U$100. Na conversão, o saldo não será suficiente);
  • Regras do país: a política acerca do tipo de cadastro de maquininha dos estabelecimentos é diferente no exterior, portanto pode ser comum a divergência entre estabelecimento e registro da maquininha utilizada;
  • Primeiro uso do cartão: existe uma regra de que o primeiro uso do cartão é necessário inserir o cartão na maquininha e digitar a senha. Depois dessa transação inicial, o cartão está liberado para o uso por aproximação (NFC), podendo ser utilizado sem senha em compras dentro do teto estabelecido pelas credenciadoras locais. Se o eventual erro persistir, pode significar que existe um problema na credenciadora do país, que precisa atualizar sua base dentro da bandeira para reconhecer os cartões Flash;
  • Maquininhas: equipamentos que não pedem senha podem gerar erro na compra. Solicite, no estabelecimento, que utilizem uma maquininha que peça senha para validar a transação. Salvo exceção nas transações por aproximação, a Flash tem por medida de segurança não permitir que a transação seja aprovada sem senha em seu primeiro uso. 

Em caso de dúvidas, nosso time está disponível para te ajudar. 😉