Veja abaixo um compilado de perguntas e respostas sobre essa funcionalidade
FAQ - Políticas do Cartão
- O que são as Políticas do Cartão?
As Políticas do Cartão representam uma funcionalidade na qual as empresas podem parametrizar regras para o uso dos cartões corporativos Flash. Com o uso das políticas, é possível um maior controle em relação aos limites e tipos de gastos permitidos, uma vez que a empresa passa a ter autonomia para definir diferentes regras e associar estas regras aos cartões necessários, de acordo com sua operação.
- O uso das Políticas do Cartão está disponível para todos os planos Flash?
Sim, todos os planos Flash Despesas possuem acesso ao uso das políticas do cartão.
- Como posso acessar a área de Políticas do Cartão pela Plataforma Flash?
O perfil administrador pode acessar através da Plataforma Flash: Preferências > Cartão Corporativo Flash.
É possível também o acesso através do atalho ao lado, na área de Cartões Corporativos.
- Como cadastrar uma nova política?
Através da plataforma Flash em: Preferências > Cartão Corporativo Flash.
Nesta tela terá a opção de "Adicionar política".
As políticas podem ser aplicadas tanto aos cartões corporativos físicos como virtuais. A empresa pode criar diferentes políticas e associá-las aos cartões conforme sua necessidade. Exemplo: Política para viagens, política por área da empresa.
- Quais são as possibilidades de regras pelas Políticas do Cartão?
É possível a parametrização das seguintes regras pela empresa:
- Limite de gastos: definição do limite de gastos permitido ao cartão, podendo definir um limite por dia/semana ou mês. A empresa poderá definir diferentes limites por categoria de uso do cartão.
Obs: o limite será sempre restabelecido às 00h00 do período definido.
- Saque: definição sobre a possibilidade de saque pelo cartão físico do colaborador. Esta parametrização aplica-se unicamente ao cartão físico, uma vez que ele é necessário para o saque de valores em terminais de autoatendimento.
Obs: o valor possível para o saque será de acordo com o limite definido na política, caso aplicado, ou o valor de saldo do colaborador.
- Dias de uso: será possível a empresa definir os dias da semana permitidos para uso do cartão corporativo. Por exemplo, a empresa poderá definir em uma política que o cartão corporativo não está habilitado para uso aos domingos.
- Tipos de estabelecimento: a empresa poderá definir quais os tipos de estabelecimentos onde o cartão corporativo poderá ser utilizado pelo colaborador. Entre as categorias de uso para definição temos o seguinte:
- Alimentação: aceito em atacadistas, supermercados, açougues e padarias.
- Refeição: aceito em restaurantes, lanchonetes, cafés e aplicativos de delivery.
- Mobilidade: aceito em postos de combustível, aluguel de carros e aplicativos de corrida.
- Hospedagem: aceito em hotéis, pousadas, aplicativos de locação por temporada e outras categorias do segmento.
- Educação: aceito em faculdades, cursos técnicos e cursos de idiomas.
- Cultura: aceito em cinemas, livrarias, teatros, shows e aplicativos de streaming.
- Saúde: aceito em laboratórios, consultas e outras categorias do segmento.
- Conveniência: aceito em lojas de serviço e bens de consumo físicos ou virtuais.
- Como associo uma política ao cartão Flash?
Após criação das políticas de cartão da empresa, você pode consultar os cartões Flash para associação da política correspondente.
Plataforma Flash > Contas Corporativas > Cartões Corporativos
Nesta tela você poderá consultar os cartões sem política de uso associada para realização do vínculo adequado.
- Como consultar e editar as políticas já criadas?
O administrador da empresa poderá consultar as políticas já criadas, através da plataforma Flash: Preferências > Cartão Corporativo Flash.
Nesta tela será apresentada a relação de políticas já criadas, com algumas opções:
- Ativar: Esta opção deixará a política ativa para uso, sendo uma política apresentada como disponível para o vínculo de cartões dos colaboradores.
- Desativar: Esta ação irá desativar a política, ela permanecerá salva para uso futuro, porém não será apresentada para o vínculo de cartões. Atenção: Ao desativar uma política os cartões vinculados a ela serão desvinculados, necessitando uma nova ação do administrador para inclusão de regra ao respectivo cartão, caso haja necessidade.
- Ver detalhes da política: esta opção possibilita ver os detalhes de regras referentes à política consultada.
- Editar política: nesta opção é possível editar as regras aplicadas anteriormente a política consultada. Atenção: ao editar uma política as novas regras serão automaticamente refletidas aos cartões vinculados a ela.
- O colaborador possui visão sobre as políticas aplicadas ao seu cartão?
Sim, o colaborador pode visualizar as políticas aplicadas ao seu cartão pela plataforma Flash ou Flash App.
Pela plataforma Flash, no perfil colaborador, ele terá acesso ao menu "Cartões" onde poderá consultar as regras através da opção "Ver política de uso corporativo" de cada cartão.
Pelo Flash App, o colaborador poderá acessar a opção Cartões > Ver regras de uso corporativo.
Nesta opção ele pode selecionar o cartão corporativo que deseja consultar, tendo visibilidade sobre as regras aplicadas conforme imagem ao lado.
- Se um cartão já existente for adicionado em uma política com limite de gastos, quando a regra passará a valer para o cartão considerando que ele já estava em uso?
A política irá valer a partir do momento de sua associação ao cartão.
Exemplo: No dia 10 de janeiro um cartão que já estava em uso é associado em uma política com limite de gasto mensal de R$ 500,00. O respectivo cartão terá esse limite para uso durante o período de sua associação no mês, ou seja, do dia 10 até o dia 31 de janeiro. Despesas anteriores não são consideradas, pois não havia uma regra aplicada.
- Se uma política tiver alteração no limite de valor, como será aplicada a validação aos cartões já associados à regra anteriormente?
A alteração de regra em uma política irá valer a partir do momento de sua edição e, caso tenha uma alteração no período ou limite de uso definido, o cartão passará a considerar esta nova regra.
Exemplo: Cartão estava associado em uma política com limite de gastos de R$ 500,00 por mês e no dia 10/janeiro a política é alterada para um limite de gastos de R$100,00 por semana.
Neste caso, o comportamento será de alteração da validação do cartão conforme nova regra, que passará a controlar o limite de gastos do cartão como R$100,00 por semana e desconsiderará os gastos anteriores, com base em regra retificada.
- Como é considerado o tempo no limite de gastos da política?
O limite de gastos pode ser definido por dia/semana/mês, seguindo o seguinte comportamento:
- Dia: despesas realizadas diariamente, a partir do dia de associação da política.
- Semana: despesas realizadas de domingo até sábado da semana vigente. Serão consideradas as despesas a partir do momento de associação do cartão à política.
- Mês: despesas realizadas do dia 01 até o último dia do mês. Serão consideradas as despesas a partir do momento de associação do cartão à política.
Todo limite será restabelecido às 00h.
- Qual a ordem de prioridade da crítica de uma transação em um cartão com políticas aplicadas?
Ao realizar uma transação com cartão Flash com mais de uma regra habilitada, será realizada a crítica sobre a possibilidade de uso do cartão na seguinte ordem:
- Dia da semana: se o dia de semana da transação está habilitado pela política para uso.
- Categoria: se o tipo de estabelecimento (mobilidade, refeição,...) da transação está habilitado na política para uso.
- Valor: se o valor da transação está comportado pelo limite de gastos definido na política.