Flash Benefícios

Saiba mais sobre a Flash ser uma instituição de pagamento

1. O que significa ser uma instituição de pagamento autorizada pelo Banco Central?

De forma resumida, uma Instituição de Pagamento (IP) é uma empresa que tem como principais objetivos: gerir contas de pagamento, emitir instrumentos de pagamento (cartões físicos, virtuais, QR Code, etc), credenciar a aceitação de estabelecimentos, bem como outras atividades relacionadas à prestação de serviço de pagamento, designadas pelo Bacen, como
por exemplo, executar a remessa de fundos.

 

2. Como a Flash conseguiu essa autorização?

A autorização de instituição de pagamento (IP) é concedida para empresas que transacionaram mais de 300 milhões de reais nos últimos 12 meses e que cumpram uma série de exigências do Banco Central, como possuir um valor mínimo de patrimônio líquido e estruturas de governança voltadas ao combate de fraudes, lavagem de dinheiro e financiamento ao terrorismo, segurança da informação, dentre outras estruturas. A Flash protocolou seu pedido de autorização em 28.11.2022 e apresentou todos os documentos e estruturas necessárias, de acordo com as determinações do Bacen.

 

3. Quais são os benefícios dessa conquista para a Flash?

No curto prazo, isso significa que a fintech passa a ter direito de emitir os próprios cartões e oferecer alguns produtos financeiros, como Pix, sem depender de um intermediário.
Hoje, o Pix, modelo de transferência instantânea, já é ofertado pela Flash em seu aplicativo e para algumas categorias de benefícios as soluções de Gestão de Benefício e Despesas Corporativas, porém, a operação é feita por meio de uma empresa parceira. Ao internalizar essa operação, a Flash garante ainda mais segurança e agilidade para os nossos clientes. Fora isso, como uma instituição de pagamento autorizada pelo Banco Central, a Flash poderá expandir significativamente seu leque de produtos, principalmente, nas soluções de Despesas Corporativas e Gestão de Benefícios.

 

4. Como essa mudança afetará os clientes da Flash?

Os clientes não serão afetados, pelo contrário,
a autorização do Banco Central nos permitirá entrar em novos mercados, reduzir custos e desenvolver novos produtos com mais agilidade. Ou seja, é um mar aberto de oportunidades para a Flash inovar em favor de seus clientes.

 

5. Como essa mudança afetará os usuários do cartão?

Os usuários não serão afetados, pelo contrário, a autorização do Banco Central nos permitirá entrar em novos mercados, reduzir custos e desenvolver novos produtos com mais agilidade. Ou seja, é um mar aberto de oportunidades para a Flash inovar em favor de seus clientes.

 

6. Quais são as implicações regulatórias dessa autorização?

A Flash passa a ter mais agilidade na criação
de novos produtos e tecnologias, mas também passa a ser fiscalizada pelo Bacen e deve cumprir diversas determinações do Bacen e implementar alguns processos de governança
e controles internos, tais como, conheça seu Cliente, Compliance, Monitoramento e Prevenção à Lavagem de Dinheiro, Prevenção a Fraudes, Cyber Segurança, controle de patrimônio líquido mínimo, etc.

 

7. Isso significa que a Flash agora atuará como um banco?

Não, a Flash não é um banco ou uma instituição financeira. Porém, torna-se uma Instituição de Pagamento (outra modalidade de autorização) que nos confere o direito de emitir de forma autônoma (sem intermédio de um parceiro) cartões pré e pós-pagos.

 

8. Como isso impactará a segurança das transações financeiras dos clientes?

A Flash sempre atuou com o mais elevado grau de segurança tecnológica em nossas transações, bem como em todo o nosso ecossistema. Entretanto, com autorização do Bacen podemos melhorar o nível do serviço que entregamos aos nossos clientes pela independência tecnológica que ganhamos, dado que alguns serviços tecnológicos e financeiros, precisavam ser ofertados através de parceiros.

 

9. A Flash planeja lançar novos produtos ou serviços como resultado dessa mudança?

Sim, a Flash poderá ingressar em novos segmentos e ofertar serviços para outras áreas que também realizam operações financeiras dentro das companhias, como contas a pagar
e gestão de folha de pagamento, mas isso está sendo estudado.