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Configuração de regras para validação da despesa via leitura do comprovante

Veja abaixo um compilado de perguntas e respostas sobre essa funcionalidade.

Para que serve a configuração de regras para validação da despesa via leitura do comprovante?

A plataforma da Flash conta com tecnologia para captura automática dos dados disponíveis no comprovante de uma despesa, possibilitando:

  • O preenchimento automático de alguns campos no lançamento da despesa, como data, horário e local;
  • A identificação de comprovantes válidos, que contenham dados obrigatórios pré-definidos pela empresa, como, por exemplo, o CNPJ do estabelecimento e a descrição dos itens comprados, e que não contem com itens como bebida alcoólica e cigarro.

Despesas fora das regras estabelecidas contam com a sinalização de violação à política da empresa, facilitando a sua análise. Além disso, o administrador pode configurar o bloqueio dessas, impedindo o processo de prestação de contas.

Quais configurações relacionadas à validação da despesa via leitura do comprovante estão disponíveis na plataforma da Flash?

Em nossa plataforma, é possível definir:

  • Quais informações serão obrigatórias no comprovante para sua validação.
  • Se a presença de itens “pessoais” como bebidas alcoólicas e cigarros será aceita.
  • Se a edição de campos capturados automaticamente através da leitura da nova será aceita.

Vale mencionar que, para as três configurações citadas acima, pode-se determinar se haverá somente uma violação à política da empresa ou o bloqueio da prestação de contas.

Quais são os passos para a configuração de regras para validação da despesa via leitura do comprovante?

Abaixo, consta o passo a passo para essa configuração.

  1. Após logar na plataforma, entre em “Personalizações”, disponível no menu lateral (dentro da seção de Gestão de Despesas).


  2. Clique em “Políticas” e, em seguida, nos “três pontinhos” para abrir a possibilidade de edição.


  3. Clique na edição da política.


  4. Selecione  “Continuar” caso não sejam necessários ajustes nos dados de identificação da política.


  5. Utilize a barra de rolagem para ir até a parte final da configuração, onde consta a configuração da “Leitura de recibo”.


  6. Para definir quais campos serão obrigatórios no comprovante, a fim de que ele seja validado, basta selecioná-los.


    Em seguida, defina se será gerada uma violação à política ou se o usuário não conseguirá prestar contas utilizando um comprovante que não cumpra as regras definidas. Para isso, utilize o botão “switch”.


  7. Para configurar se a plataforma deverá sinalizar uma violação à política da empresa ou bloquear a prestação de contas caso o usuário edite um campo que foi preenchido automaticamente pelo nosso leitor de comprovante, basta utilizar o botão “switch” disponível nessa configuração.


  8. Por fim, defina se a existência de bebidas alcoólicas e cigarros no comprovante deve gerar uma violação e clique em “Finalizar”.


  9. Pronto! A política foi salva com as regras que foram configuradas.

Ainda com dúvidas? Acesse um vídeo sobre a configuração de regras para validação da despesa via leitura do comprovante clicando aqui.