Fraude

Boas práticas para proteger seus dados

1. Como a Flash protege minha conta quando eu troco de dispositivo?

Na Flash, usamos um sistema de segurança que exige um código especial sempre que você troca de dispositivo. Esse código é enviado para o seu número de telefone cadastrado e só depois de inseri-lo você consegue acessar sua conta. Esse código não deve ser compartilhado com ninguém.

2. O que é a senha de transação e como ela funciona?

Para fazer compras pelo aplicativo da Flash, você precisa informar uma senha de transação. Essa senha só pode ser alterada após você ter feito login e validado o código recebido. Isso garante mais segurança e protege suas transações. Nunca compartilhe sua senha de transação. 

3. O que é phishing e como posso me proteger?

Phishing é uma técnica de fraude onde criminosos se passam por instituições confiáveis para obter informações sensíveis. Para se proteger:

  • Verifique sempre se o número e o e-mail que entraram em contato com você estão de fontes confiáveis. 
  • Nunca compartilhe suas informações pessoais, senhas ou códigos de segurança.
  • Se alguém mencionar sua senha, mesmo que seja antiga, ignore e troque sua senha imediatamente.
  • Não clique em links desconhecidos e não instale arquivos enviados por terceiros.
  • Procure um canal de atendimento oficial quando estiver com dúvidas a respeito de um contato recebido.
  • Desconfie de ofertas boas demais ou promessas de conseguir dinheiro facilmente.
  • Verifique os cabeçalhos das mensagens e os remetentes dos e-mails antes de abri-los, sempre suspeitando de remetentes desconhecidos e incompatíveis com as empresas de onde dizem ser.
  • Atente-se a erros de ortografia, gramática e layout nas mensagens.
  • Confira sempre o link e o domínio do site que você está acessando — você pode passar o mouse sobre um link, sem clicar nele, para verificar se ele aponta para o endereço correto.
  • Verifique se a página que você acessou é segura, procurando o “https” no começo da URL e o ícone de um cadeado em seu navegador, que indicam a presença do certificado SSL no site.
4. Quais são algumas dicas para evitar golpes?
  • Use senhas fortes e únicas para cada serviço.
  • Mantenha seu dispositivo de autenticação seguro e protegido.
  • Desconfie de contatos não solicitados que pedem informações pessoais ou oferecem produtos e serviços.
  • Desconfie de mensagens ameaçadoras e urgentes demais - se receber uma comunicação de bloqueio de algum serviço, confirme nos canais oficiais de atendimento da empresa antes de realizar qualquer ação.
  • Tenha cuidado com os sites de buscas, certificando-se de que o site que você está clicando é o correto.
  • Procure pelo selo de verificação quando receber uma mensagem de uma empresa conhecida pelas redes sociais ou aplicativos de mensagens instantâneas.
5. O que devo fazer se suspeitar que minha conta foi comprometida?

Se você suspeitar que sua conta foi comprometida, troque imediatamente suas senhas,  revise suas configurações e entre em contato imediatamente com o suporte da Flash através dos contatos oficiais.

6. Fui vítima de um golpe e os fraudadores usaram o saldo do meu cartão. O que devo fazer?

Infelizmente, qualquer pessoa pode acabar sendo alvo desse tipo de golpe. Se você compartilhou seus dados indevidamente, é essencial agir rapidamente.

Primeiro, troque imediatamente suas senhas, exclua o seu cartão virtual e crie um novo pelo nosso aplicativo. 

Na sequência informe o ocorrido a Flash através dos canais de atendimento oficiais. Além disso, faça um Boletim de Ocorrência na delegacia local. Essas ações são fundamentais para minimizar os prejuízos e ajudar a evitar que os criminosos façam novas vítimas.

7. Como posso garantir que estou falando com o suporte oficial da Flash?

Sempre verifique se o número de telefone e o e-mail que entraram em contato com você correspondem aos listados na nossa página oficial: flashapp.com.br/contato

As contas verificadas podem ser identificadas pelo selo de cor verde ou azul e ao selecionar o selo correspondente surgirá a veracidade do canal sendo oficial e habilitado pela META empresa controladora do WhatsApp e Facebook.

E lembre-se: A Flash não confirma transações nem pede senha ou código. Também não pedimos para que os clientes realizem alguma operação como baixar um aplicativo e realizar um reconhecimento facial. Se alguém solicitar esses dados, não compartilhe nenhuma informação, apenas desconsidere o contato.