Compras

A compra foi debitada do meu saldo, mas o estabelecimento não recebeu o valor. O que pode ter acontecido?

Fiz uma compra, foi debitado do meu cartão, mas o estabelecimento não recebeu, o que fazer?

A Flash não tem alçada para efetuar o cancelamento da compra. Quando ocorre o débito da compra, o próprio estabelecimento consegue efetuar esse cancelamento.

Nosso extrato é um comprovante e você pode apresentá-lo para o estabelecimento e solicitar o cancelamento.

  • Informações após o cancelamento: 

Quando uma compra é realizada por cartão de crédito convencional, o limite daquele cartão é utilizado e o estabelecimento recebe o valor correspondente.

Ao cancelar a transação, o estabelecimento comunica essa operação à bandeira que restabelece o limite do cartão quase que instantaneamente, independente da devolução por parte do estabelecimento. O restante da operação entre a financeira, operadora e estabelecimento acontece sem o conhecimento ou participação do consumidor.

Diferente dos cartões convencionais, a Flash funciona como um cartão pré-pago, na função crédito. Sendo assim, toda e qualquer transação aprovada é imediatamente debitada do saldo disponível. 

O cancelamento dessa transação exige a devolução integral do valor, ou seja, o valor só será devolvido ao seu saldo, após a comunicação e devolução integral da quantia.

Uma vez que o estabelecimento realiza a ação de cancelamento na adquirente, esta, por sua vez, repassa a mensagem para a bandeira, e ambas tem o prazo de 10 dias para processar o cancelamento, ou 35 dias, no caso de pré-autorizações (como reservas de hotéis, por exemplo).

Esse prazo existe devido ao fato do número de empresas envolvidas. O caminho que o dinheiro faz é:

  1. Estabelecimento;
  2. Operadora / Adquirente;
  3. Bandeira MasterCard;
  4. Flash.

Quando a empresa te envia um comprovante de estorno, ela comprova que ela já devolveu para a operadora. O restante depende das demais empresas envolvidas.

Em caso de dúvidas, nosso time está à disposição 😉✔️